Você sabe o que é Hard Bounce?

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Uma das métricas mais básicas do e-mail marketing é, muitas vezes, ignorada. Entenda o hard bounce e as melhores práticas para melhorar a qualidade das suas campanhas de e-mail.

 

O que é Hard Bounce?

Hard Bounce é uma das principais métricas para se medir a qualidade das listas para as quais os seus e-mails estão sendo enviados. Um alto índice de Hard Bounce normalmente quer dizer que a sua política de aquisição de Leads não está boa. Quando um endereço de email retorna como Hard Bounce isso quer dizer que este endereço é inválido, ou seja, que ele não existe. Isso acontece quando um email é escrito de forma equivocada, quando você importa uma lista (normalmente comprada) de má qualidade ou quando a lista é muito antiga e alguns emails deixam de existir.

Dessa forma para um ISP (Internet Service Provider) como o Gmail, Yahoo ou Locaweb, por exemplo, quando uma campanha tem um alto índice de Hard Bounce eles tendem a enxergar o remetente desta campanha como um “mau enviador”, um spammer. Se isso realmente acontecer a sua campanha atual e as próximas campanhas que você enviar tendem a ter um resultado ruim, porque muitos dos seus emails podem cair em caixas de spam, por exemplo. Para evitar que isso aconteça é muito importante que as suas campanhas tenham no máximo 3% de Hard Bounce.

 

Como evitar altas taxas de Hard Bounce?

Dependendo do seu volume de geração de Leads você pode ter muitos problemas com Leads que se cadastram com emails incorretos mas, certamente, a principal fonte de emails inválidos que entram na sua Base de Leads é através de importações. Tenha bastante cuidado com as seguintes situações:

  • Base de contatos muito antiga
  • Base de contatos comprada
  • Base de contatos proveniente de parceiros
  • Base de contatos captada off-line

É importante lembrar que a sua ferramenta de e-mail marketing deve se encarregar de bloquear os leads que voltaram como hard bounce para não serem utilizados no para envios no futuro. Desaa forma você não precisa se preocupar em deletar ou inativar estes Leads manualmente. No entanto, evite ao máximo que isso aconteça da primeira vez, pois as consequências poderão ser extremamente negativas caso a taxa de Hard Bounce da suas campanhas forem muito altas.

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