A Jornada de Compra no Planejamento de Marketing Digital

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Entenda como você pode usar a Jornada de Compra para fazer um bom planejamento de marketing digital.

Com muita frequência, empresas me chamam para fazer o planejamento de campanhas digitais com o objetivo de conversão imediata em vendas. Em alguns segmentos isto funciona melhor do que em outros, mas a verdade é que os resultados poderiam ser exponencialmente melhores com o entendimento e aplicação da jornada de compra do consumidor.

Portanto, neste artigo vou apresentar alguns conceitos básicos sobre a jornada de compra, suas etapas e como ela pode ajudar o seu negócio a ter mais sucesso nos canais digitais, aumentando vendas, melhorando a retenção de clientes e reduzindo custos de aquisição.

 

O que é a Jornada de Compra?

A jornada de compra é o caminho que um determinado perfil de cliente percorre antes de comprar. São as etapas que todos nós passamos, na maioria das vezes sem nem mesmo saber que estão passando por elas, antes de comprar um produto ou serviço.

Ao entender a jornada de compras dos seus clientes, você saberá que tipo de informação é mais importante para ele e o momento em que essa informação é mais importante. Então, entregando estas informações no momento certo, sua abordagem para efetivação de uma venda será facilitada, pois você está falando com um cliente devidamente preparado para a compra.

Esta jornada pode ser dividida em 4 etapas:

 

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta

Esta é a primeira etapa do processo de compra. Nessa etapa, o comprador ainda não sabe muito bem que tem um problema ou oportunidade de negócio. O objetivo nessa etapa é despertar o interesse dele por algum assunto e fazer ele perceber que tem um problema ou uma boa oportunidade de negócio.

 

Etapa 2 – Reconhecimento do problema

Nesta etapa, o comprador entende que tem um problema ou oportunidade e começa a pesquisar mais sobre esse assunto e possíveis soluções para ele.

 

Etapa 3 – Consideração da solução

Nesta etapa, o comprador já identificou algumas possíveis soluções para resolver aquele problema e começa a avaliar as alternativas de solução.
Portanto, é a hora de tentar criar algum senso de urgência para ele. Caso contrário, o comprador vai identificar que já tem a solução para o problema dele, mas não vai se empenhar tanto assim em ir adiante para resolver o problema.

 

Etapa 4 – Decisão de compra

Nesta última etapa, o comprador já está decidido por uma solução e começa a comparar as opções disponíveis, pesquisar qual delas é melhor para ele. Portanto, é  o momento de ressaltar os diferenciais competitivos de cada uma das soluções.

Aplique ao seu negócio:

Tente exercitar cada uma das etapas, mesmo que mentalmente:

· Como você poderia aplicar a jornada de compra com os seus produtos ou serviços?

· Quais conteúdos poderiam suprir necessidades do comprador e mantê-lo ligado ao seu negócio até o momento decisão de compra?

Se preferir, clique aqui para me enviar uma mensagem. Vamos desenvolver juntos esta jornada para o seu negócio.

 

Designer de negócios e especialista em planejamento digital.
Atua há mais de 15 anos no mercado digital, planejando e implementando projetos para empresas que querem acelerar seu crescimento através da internet.

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